Ouça a Nova Era 94,1 FM
Pelos Aplicativos

Clique para Ouvir Peça sua música

Brasileiros consomem cálcio abaixo do recomendado, diz levantamento


Brasileiros consomem cálcio abaixo do recomendado, diz levantamento
Os brasileiros consomem apenas metade da quantidade diária de cálcio recomendada pelo Ministério da Saúde, segundo o Mapa Global do Cálcio, divulgado pela Fundação Internacional de Osteoporose.
O levantamento traz um dado alarmante: até 2050, os casos de fratura do quadril por conta da doença poderão passar dos seis milhões em todo o mundo. O Brasil é um forte candidato a aumentar os números de casos já que, em média, consumimos apenas 500 miligramas de cálcio por dia.
A baixa ingestão de produtos derivados de leite contribui para a perda óssea, que pode causar doenças como a osteoporose, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, na bacia, nos pulsos e na coluna vertebral.
"A fragilidade óssea é uma doença pediátrica com manifestação geriátrica. Se a gente estimula as crianças e os jovens a ter um hábito de vida saudável, essa perda esperada talvez não tenha um impacto tão importante”, explica o reumatologista Charles Heldan Castro.
Para atingir o nível ideal de consumo diário de cálcio basta um copo de leite, um iogurte, e uma porção de queijo, por exemplo.
O cálcio também está presente em vegetais de cor verde escura, mas eles não conseguem suprir toda a nossa necessidade. Para se ter uma ideia, seria necessário consumir 16 copos cheios de espinafre para conseguir a mesma quantidade de cálcio encontrada em um copo de leite.
Cuidados
É possível saber mais sobre a quantidade de cálcio no corpo com o exame de densitometria óssea, indicado para os homens a partir dos 60 anos; já as mulheres devem começar a cuidar da saúde dos ossos nos primeiros sinais da menopausa.
Além da alimentação, outra medida importante para fortalecer os ossos é a prática de atividade física.
"Quanto mais frágil a musculatura, mais frágil também se torna a parte óssea" acrescenta a fisioterapeuta Jane Baldacci. "Exercícios para o fortalecimento, inclusive a hidroginástica que é indicada para idosos, é algo que traz bastante retorno”, sugere.
 
Fonte: Band

TOP 10

Últimas Nóticias