Ouça a Nova Era 94,1 FM
Pelos Aplicativos

Clique para Ouvir Peça sua música

Goiás será o primeiro estado a implantar a CNH digital; veja como solicitar


CNH digital será acessada pelo celular (Foto: Reprodução / Jornal Hoje)Goiás será o primeiro estado do país a implantar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). O documento virtual terá a mesma validade do impresso e estará disponível para os goianos a partir do próximo dia 30. Quem for revalidar ou fazer alguma alteração poderá fazer a solicitação em qualquer agência do Vapt Vupt. A leitura será feita por meio de um aplicativo de smartphone. As informações são do G1.
Gerente de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Rodrigo Rezende acredita que o estado foi escolhido para iniciar a implantação da CNH-e pela qualidade no desenvolvimento de sistemas. Ele explica que o serviço está na fase final de implantação.
“Estamos fazendo testes de sistema. Hoje quem autoriza a CNH é o Denatran, e os sistemas têm que conversar”, explicou.
Quem tem direito
Para ter a carteira de motorista digital, o condutor precisará solicitar qualquer tipo de alteração que exija uma nova CNH, como o fim da validade, alteração de dados e autorização para atividade remunerada. Segundo Rezende, a expedição da modalidade digital não terá custo extra.
Atualmente, o condutor paga R$ 133,25 para o Detran para solicitar a carteira de motorista, além de outras taxas, como a do exame médico. De acordo com o gerente, o governo estuda a elaboração de um projeto de lei para que haja a opção de emitir apenas a CNH-e. Neste caso, o motorista pagaria menos pelo serviço, visto que o documento não seria impresso.
Acesso
A CNH-e poderá ser acessada por um aplicativo para smartphones. Para que ela seja visualizada, o primeiro passo é ir a uma agência do Vapt Vupt para cadastrar o e-mail.
Depois, o Denatran enviará pelo endereço do correio eletrônico um código para o usuário acessar a CNH digital no aplicativo. No primeiro acesso, será gerado um PIN (código de segurança) para poder visualizar o documento.
Rezende explica que o aplicativo também vai gerar a CNH em PDF. “Se precisar, o usuário poderá enviar uma cópia autenticada por e-mail ou até WhatsApp”, afirma.
 
Fonte: MEGANÉSIA

TOP 10

Últimas Nóticias