Jair Bolsonaro entrega pessoalmente proposta da reforma da Previdência
Rodrigo Maia recebe nova proposta das mãos de Bolsonaro (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Jair Bolsonaro chegou por volta das 9h30 desta quarta-feira, 20, ao Congresso Nacional para a entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. O presidente seguiu para a sala da presidência da Câmara acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também acompanhou o presidente. Um forte esquema de segurança foi montado receber as autoridades.
No plenário da Câmara, alguns parlamentares aguardam o encontro. Há a expectativa de que Bolsonaro possa ir até lá depois de deixar o gabinete de Maia, mas ainda não há confirmação sobre isso. Um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), é um dos parlamentares que aguarda no plenário.
A proposta prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos.
O tempo de transição proposto pelo governo Bolsonaro é menor que o proposto pelo governo Michel Temer, que previa 21 anos.
Na proposta de reforma da Previdência, o governo deve incluir a criação de novas alíquotas de contribuição dos trabalhadores. Estados e municípios também vão fazer parte da reforma.